ARTE






O que é a Proposta Triangular?

FONTE: http://artecibsig.blogspot.com.br/p/blog-page.html

Na década de 1980 podemos constatar no ensino em geral uma busca por ações que valorizem as vivências dos alunos, que se relacionem com as questões sociais e principalmente que favoreçam o desenvolvimento de uma consciência crítica. Nessa perspectiva o Ensino de Arte busca resgatar os conteúdos da área com o intuito de marcar a disciplina como área de conhecimento no currículo escolar.

A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa foi de vital importância para a forma de ensinar arte no Brasil nesta época. Comprometida com a democratização do saber em arte, com a possibilidade de tornar acessível a todos os alunos – da rede pública e particular – os conteúdos artísticos, passou a estudar formas de conduzir um trabalho conectado com as realidades pessoais e sociais dos alunos. Inseriu, também, no universo do ensino da arte a “Metodologia Triangular”, proposta metodológica que enfoca de forma integrada:

• o fazer artístico,

• a análise de obras e objetos de arte e

• a história da arte.

Essa modalidade de ação pedagógica vem sendo estudada desde a década de 1990. Iniciou em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea da USP, teve continuidade no Rio Grande do Sul pela Fundação Iochpe e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, disseminando-se nas instituições de ensino por todo o país.

Assim sendo, os arte-educadores hoje mais comprometidos, entendem que precisam trabalhar uma arte na escola que possibilite às crianças o vivenciar e compreender as linguagens da arte a partir da experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo no percurso criador; valorizando os recursos pessoais, a pesquisa de materiais e técnicas, possibilitando um trabalho centrado na percepção, na imaginação e na reflexão.

Enfim como nos diz Mirian Celeste Martins (1998), o que se pretende nas aulas de arte, nessa perspectiva, é a interação da criança com o campo da arte, o seu contato direto com ela, tal como é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Em 1996 foi aprovada no Brasil a LDB 9394/96, na qual a arte configura-se como componente curricular obrigatório, tal como previsto nos PCNs de Arte, a partir de quatro linguagens: artes visuais, teatro, dança e música.

Os arte-educadores (artes visuais), considerando as mudanças estabelecidas, implementaram em suas classes um ensino que passou a contemplar a apreciação, a reflexão e o fazer. Também, a partir dos PCNs, preocuparam-se em encaminhar propostas de ensino da arte comprometidas com os temas transversais: pluralidade cultural, ecologia ou meio ambiente, orientação sexual, ética, trabalho, consumo e saúde.

Nessa perspectiva pedagógica, os questionamentos a respeito dos vários temas suscitam uma abordagem que inclui a resolução de problemas. Os estudos são encaminhados a partir dos conhecimentos prévios do aluno com vistas à construção de novas aprendizagens. O papel do professor é muito importante, na medida em que ele é o planejador/executor/observador das estratégias utilizadas.






















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