segunda-feira, 2 de maio de 2016

TRADIÇÕES E CRENÇAS RELIGIOSAS - ENSINO RELIGIOSO



História, origem e crenças das principais religiões 

Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenos naturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos.

Segundo suas crenças, esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as árvores ou os rios, sendo que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber sua benevolência por meio de oferendas, como: canções, danças, sacrifícios e magia. 

Ao analisarmos a história das civilizações antigas, como as do Egito, China, Grécia e Roma, percebemos que estas eram politeístas, ou seja, possuíam vários deuses, que, em sua grande maioria, eram temidos por seus adoradores, que sempre se esforçavam para não os ofender ou irritar. 

Sacerdotes, especialmente treinados para interpretar a vontade divina, ensinavam ao povo como viver conforme a vontade dos deuses e também como homenageá-los. Esta atividade permitia que os sacerdotes obtivessem um grande poder. 

Já nos funerais do homem primitivo, assim como os de chefes de tribos escandinavas, existia a demonstração de crença numa outra existência.

A ideia de uma força superior às demais, como o deus Sol, a deusa Lua, Zeus ou Odin, formou uma fé comum a muitos povos; contudo, foram os hebreus (e depois os judeus) que introduziram a crença num único Ser Supremo (Jeová), criador de todo o Universo.

Posteriormente surgiu o Cristianismo, onde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme se encontra escrito no Novo Testamento, o homem conhece o evangelho. A religião cristã baseia-se no amor ao próximo. 

As religiões orientais são em grande parte bem antigas e seguidas por inúmeros povos, entretanto, uma mesma religião toma rumos diferentes de acordo com o país e costumes de seus fiéis.

Você sabia? Comemoramos em 7 de janeiro o Dia da Liberdade de Culto. Em 21 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Religião.




POR QUE SABER SOBRE RELIGIÕES?

Além das questões colocadas acima, ou seja, da importância do pensamento religioso para entender como a humanidade pensa e se organiza, é sabido que cerca de 85% dos conflitos e guerras que acontecem no mundo são motivados por razões étnicas e/ou religiosas. Sabemos também que a intolerância se alimenta da ignorância e do etnocentrismo. Para tentar minimizar esta questão segue uma apresentação breve, iniciando pelas primeiras religiões conhecidas, seguindo-se pelas grandes religiões que se espalharam e pelo planeta e das quais derivaram-se muitas outras.

TOTEMISMO: o totemismo parte da crença na existência de um relações particulares, vínculo de afinidade, ancestralidade ou parentesco de um grupo de pessoas, de uma tribo ou clã com uma espécie determinada de coisas materiais – os totens. Os totens podem ser animais, elementos da natureza ou objetos criados para representar esses elementos. É a crença na existência do sagrado que faz com que o grupo atribua forças mágicas e sobrenaturais ao totem e também crie tabus quanto à sua ingestão (no caso de animais e plantas), manipulação (criando a proibição de ações e usos), e contaminação (distinguindo o estado de pureza e agindo contra a impureza por meio de rituais de purificação).

ANIMISMO: O animismo tem por objeto os seres espirituais, os espíritos, almas, gênios, demônios, divindades, agentes animados e conscientes como o homem, mas que se distinguem dele pela natureza dos poderes que lhe são atribuídos e pela característica particular de não afetar os sentidos da mesma maneira: normalmente são perceptíveis ao olho humano.

XAMANISMO: que se configura como prática religiosa envolvendo a magia, a cura, e a relação com seres míticos e sobrenaturais, representados por espíritos ou almas. Por apresentar semelhanças com as práticas religiosas dos indígenas brasileiros, o Xamanismo é frequentemente associado à pajelança, pois ambos se realizam a partir da presença de um sacerdote incumbido de realizar curas e males físicos ou de outras origens - o Xamã e o Pajé.

CRISTIANISMO: Sendo a que possui mais seguidores em todo mundo, com cerca de 2,2 bilhões de fiéis, trata-se da ideologia que segue a Jesus Cristo, que segundo a crença veio para trazer a salvação aos homens. Dentro do cristianismo, algumas divisões e seguimentos existem. Tais como o catolicismo, o ortodoxo e protestante.

CATOLICISMO: Trata-se das pessoa que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que tem como sua autoridade máxima o Papa. Os católicos, são contados em aproximadamente 1 bilhão em todo o mundo.

EVANGÉLICOS PENTECOSTAIS: igreja protestante que prega a contemporaneidade da atuação do Espírito Santo. Os pentecostais acreditam que Deus, por meio do Espírito Santo e em nome de Jesus, continua a agir da mesma forma que no Cristianismo primitivo, isto é, curando enfermos, expulsando demônios e realizando milagres. (Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Evangelho Quadrangular e O Brasil para Cristo)

EVANGÉLICOS NEOPENTECOSTAIS: formação que conserva dos pentecostais o estilo de culto fortemente emocional, voltado para o êxtase, com destaque para o exorcismo, a cura e o milagre. Entretanto, prega o rompimento com os costumes rígidos e defende o direito à prosperidade, isto é, o de enriquecer materialmente e não apenas espiritualmente. (Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo e Deus é Amor)

IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS: igreja fundada pelo norte-americano Joseph Smith. Segundo os mórmons, Smith teve uma revelação por meio de um anjo chamado Moroni. Ele teria sido convocado para desenterrar um livro escrito em placas de ouro, o Livro dos Mórmons, que conteria as escrituras sagradas de povos antigos das Américas, agraciados com a presença de Jesus Cristo após sua ressurreição.

ORTODOXA: É um seguimento cristão que surgiu da separação entre a Igreja Católica Romana no século XI e que se disseminou pelo oriente. Suas principais igrejas são a Católica Ortodoxa e a Ortodoxa Russa.

PROTESTANTISMO: De onde advém seu próprio nome, a Reforma Protestante, assim chamada, surgiu de acordo com as divergências de opiniões ocorridas dentro da Igreja Católica. Não concordando com toda as regras e hábitos do catolicismo, Martinho Lutero, o homem que liderou essa revolta, era contra a venda de perdão por parte de todo o clero e era contra os dogmas impostos pela igreja, como por exemplo a impossibilidade de engano do papa e também a parte de adoração aos santos.

BUDISMO: É uma religião ligada muito a conceitos e formas de pensar, sobre como levar e praticar a vida. Foi fundada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama, na Índia no século VI a.C. No budismo não existe um deus, apenas Buda, que é seu líder espiritual. Cerca de 400 mil pessoas em todo o mundo, seguem essa ideologia.

ISLAMISMO: O islamismo é uma religião que se disseminou principalmente na Ásia e na África. Ela é monoteísta (ou seja, crê em um só deus), surgiu no século VII e seu líder chama-se Maomé. Seu livro sagrado é o Corão, possui por volta de 1 bilhão de seguidores e é a que mais cresce no mundo.

HINDUÍSMO: É praticada principalmente na Ásia e trata-se de um conjunto de preceitos e doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas. Este, é um livro que contém além de textos, hinos, louvores e rituais!

JUDAÍSMO: Iniciou-se na Palestina, no século XVII a.C. Seu patriarca, é Abraão e esta é uma das três principais religiões abraâmicas. É considerada a aliança construída entre Deus com os Filhos de Israel. O judaísmo mantém uma permanência história que já traz mais de 3.000 anos perpetuada no mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, dos 9 milhões de judeus que existiam na Europa, cerca de dois terços foram mortos em perseguições cruéis e inescrupulosas. Hoje existem cerca de 14 milhões de judeus por todo o mundo.

ADVENTISMO: Baseia-se na interpretação da segunda vinda de Jesus Cristo à nossa terra. Fundada a partir das interpretações da Bíblia de Guilherme Miller, surgiram seus seguidores que foram conhecidos como Mileritas e segundo ele, as profecias bíblicas aconteceriam na década de 1840. Hoje, a maior igreja dentro do movimento é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

JEOVISMO: Conhecidos principalmente pelo forte processo de insistência para a evangelização, onde passam de casa em casa e abordam as pessoas na rua, são pessoas que em seu uso particular da Bíblia, suscitam polêmicas. São adoradores exclusivamente de Deus, cujo nome reformulado por pesquisas em textos hebraicos é Jeová. Seguem Jesus Cristo, mas possuem um conceito diferenciado dos demais grupos cristãos, que em sua maioria creem em um Deus Trino. Seguem a Bíblia acima de tudo.

ESPIRITISMO: Sendo uma doutrina codificada por um pedagogo francês denominado Hippolyte Léon Denizard Rivail, que utilizava o pseudônimo Allan Kardeck, é baseada em cinco obras básicas escritas por ele, através da observação de de fenômenos que manifestavam inteligencias incorpóreas ou imateriais, como assim chamamos, espíritos. Em sua definição, trata-se de uma doutrina que cuida da "natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela emanam". Ou seja, a evolução espiritual de cada ser terrestre. Baseando-se sempre na caridade e amor ao próximo, são ensinamentos que carregam consigo a objetivação da evolução, aceitando a regência de um ser maior, Deus, que nos guia e nos cuida, tanto dos vivos (encarnados) quanto dos mortos (desencarnados). Pode ser visto como uma doutrina estabelecida, diante da fusão da ciência, filosofia e religião; para uma maior compreensão do universo tangível e do que transcende a religião.

RASTAFÁRI: Este é um movimento religioso que proclama o imperador da Etiópia Hailê Selassiê I, como a representação terrena de Jah, que advém da forma contraída do termo Javé, por sua vez encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei James. Para todos que viviam na época, com o surgimento do imperador, uma profecia havia se realizado! O termo Rastafári significa "Príncipe de Paz". Surgiu na Jamaica entre a classe baixa, na década de 20, seguindo uma interpretação de uma profecia bíblica, onde Selassiê como sendo o único monarca africano e alegando tendo ligações diretas com o Rei David. Outra curiosidade dessa religião, é o uso sacramentado da folha da maconha, e toda a imagem construída para um novo mundo com sua visão política e cultural.

SEICHO-NO-IÊ: Seicho-no-iê pode ser chamada de religião ou filosofia. Ela ensina o não sectarismo, ou seja, uma não obsessão ou apego religioso, o poder da palavra positiva, o poder do universo e a gratidão à Deus e a família.

SANTERIA: Santeria, que significa "Caminho dos Santos", é um conjunto de crenças religiosas que mistura o catolicismo com o iorubá, que é a religião tradicional e praticada pelos escravos de Cuba. Ela se assemelha ao candomblé. Este nome foi posto inicialmente, pelos espanhóis de maneira ofensiva, pela exacerbada devoção aos santos. A história da religião, conta que os donos dos escravos não permitiam que eles praticassem sua crença, o que os levou a adorar seus deuses africanos, sob a forma exterior dos deuses católicos. O ritual da santeria é absolutamente secreto, mas suas praticas permitem sacrifício de animal, danças extáticas e músicas de tambor para produzir um estado de transe nas pessoas, que por sua vez incorporarão orixás.

VODU: O Vodu é considerado um sistema de magia negra e branca, muito antigo, derivado da teologia e cerimonial africano. É uma pática que envolve crenças católicas e rituais africanos, formando uma ligação com o mundo material e o espiritual. Nesta religião, existem os "loas" que significam "espíritos", que de acordo com suas crenças possuem poderes de forças naturais, para que possam ser utilizadas em corpos humanos vivos, dando para a pessoa que foi possuída, fortalecimento e sabedoria divina. A adoração aos loas é controlada pelos houngans e mambus, que são os sacerdotes e sacerdotisas do Vodu. Dizem que usando a magia branca, eles podem curar doenças e usando a negra, é possível fazer com quem um morto volte a vida como um zumbi, ou até mesmo provocar a morte de um inimigo. A leitura do cristal e as previsões, também são características.

CANDOMBLÉ: Derivada da cultura africana, é bem parecido com a Santeria. Misturando elementos da natureza, rituais, danças, oferendas e adoração às suas entidades. Seus deuses, chamados de orixás são ligadas à natureza e aos homens. Os espíritos errantes, ruins, são denominados de "egum", porém mediunicamente, são apenas manifestados os orixás, nos terreiros de candomblé.

UMBANDA: Esta é uma religião heterodoxa brasileira. Seu linguajar é derivado da língua quimbundo, da Angola. Ela une elementos do catolicismo, espiritismo e também da cultura africana e indígena. A palavra "umbanda" significa curandeiro, sua origem vem das senzalas onde em reuniões, os escravos se uniam para adorar seus deuses em rituais que envolviam música, dança e incorporação de espíritos. Em suas realização, o culto é liderado por um homem ou mulher e durante o processo, pessoas para apoiar e ajudar à quem recorre ao terreno, acontece através de práticas mediúnicas. Mesmo sendo muito parecido com o Candomblé, suas práticas religiosas se diferem.

BATUQUE: é uma religião bem conhecida e popular no Rio Grande do Sul. Como no Candomblé, há uma correspondência entre orixá e dia da semana, e também com as cores; As atividades rituais são compostas de cerimônias de culto aos orixás e divindades e, como no candomblé, há o sacrifício de animais como oferendas aos orixás em rituais específicos (aniversário do orixá, rituais de iniciação ou de promoção do fiel, e outros). A iniciação do fiel inclui, além dos rituais no terreiro, a participação em missa católica. Nesta religião a hierarquia é menos extensa que no candomblé e também há um acúmulo de funções ao pai-de-santo. O panteão acompanha o do candomblé e, na linha cruzada, também o da umbanda.

TAMBOR DE MINA: é uma religião muito popular na região Amazônica, especialmente no Pará e Maranhão. Sua formação é marcada por uma junção entre o as religiões de origem indígena (especialmente o Catimbó), de origem africana, de origem européia (catolicismo, espiritismo) e os afro-brasileiros. Assim, seu panteão se compõe de orixás ou voduns, divindades brasileiras como os Caboclos, Pretos-Velhos, de santos católicos e também com divindades (encantados) provenientes de outras origens, como é o caso dos Turcos (rei e princesas turcas). As divindades formam uma série de linhas ou famílias, segundo sua origem étnica ou sua posição geográfica na natureza. Nos templos as cerimônias são conduzidas pelo sacerdote (pai ou mãe-de-santo) e prestam culto às divindades. As divindades se manifestam por meio do transe, em fiéis preparados (iniciados) para esta função, adequadamente trajados, em especial nos dias de festa. A iniciação é próxima à do candomblé, com o recolhimento do fiel, que sofre interdições alimentares, de ações e palavras e também do contato com a maioria das pessoas durante alguns dias. Nestes dias ele recebe orientação religiosa, alimentação especial, se submete a rituais de purificação e passa por uma espécie de renascimento, a partir do qual sua identidade religiosa será revelada e fortalecida.

WICCA: Esta religião é chamada de Arte. Sendo xamântica, ou seja, pregando a existência de mundos paralelos ao nosso e a possibilidade de comunicação com seres de outros planos, é considerada cheia de amor e alegria. A simpatia pela natureza. Acredita-se que esta seja a religião mais antiga do mundo. Chamam de bruxaria e ensinam que a magia em si não tem a ver com o sobrenatural, mas sim com algo incompreendido pelas pessoas comuns. Seu código moral é simples: sem prejudicar ninguém, realize a sua vontade.

SATANISMO: Trata-se de um grupo que contém religiões unidas por um mesmo propósito; pela adoração ao Satanás ou de figuras rebeldes similares. Praticam rituais e acreditam que ele é a luz que ilumina seus caminhos, sempre os orientando.

KABBALAH: Kaballah é uma filosofia de vida e é baseada no lado místico dos judaicos. A ideia é que as pessoas expressem o amor divino cada dia de suas vidas. Algumas pessoas pensaram que esses ensinamentos foram revelados para Adam, enquanto outros acreditaram que esses ensinamentos foram secretamente ditos por Moisés no Monte Sinai quando ele recebeu Torah e os dez mandamentos.

KWANZA: É uma religião africana e é baseada em sete leis que ensinam como viver na comunidade com suas famílias e amigos, como trabalhar, criatividade e fé em Deus. Nas tradições da África, Deus é visto como o pai e a mãe do Universo. As pessoas acreditam que Deus está em tudo, por isso os africanos tem grande interesse na natureza.

ZOROASTRIANISMO: Os seguidores do profeta Zoroaster são conhecidos como os fundadores dessa religião. Eles fugiram da perseguição pelos muçulmanos para a Índia. Eles acreditam que o mais importante é tomar responsabilidade pelos nossos atos. Dizem que depois que morremos, nossa consciência será lavada para a ponte da justiça. De lá, nós somos mandados para o paraíso ou para a casa da mentira.

TAOISMO: No coração dos chineses está o balanço entre o Yin e Yang, as forças positivas e negativas da criação. Eles procuram sentir a paz e a calma, independente do que está acontecendo em suas vidas. O livro do I CHING explica como tudo está ligado no mundo.

SIKHISMO: religião fundada por Guru Nanak, numa época em que havia forte tensão entre hindus e muçulmanos no norte da Índia. A doutrina mistura características do Hinduísmo e do Islamismo. Os sikhs acreditam em um único Deus, chamado Sat Guru ou “Verdadeiro Mestre”, e creem que o caminho para aproximar-se d’Ele é a devoção e a meditação.

JAINISMO: crença de seguidores dos jinas ou tirthankaras, mestres que conduzem as almas para a liberdade espiritual. O mais famoso deles é Mahavira. Uma das leis do Jainismo é a ahimsa, o comprometimento com a não-violência, prática que se tornou conhecida em todo o mundo por ter sido adotada pelo líder indiano pacifista Mahatma Gandhi.

SOCIEDADE INTERNACIONAL PARA A CONSCIÊNCIA DE KRISHNA (MOVIMENTO HARE KRISHNA: religião que cultua Krishna, a Suprema Personalidade de Deus que se manifesta ao longo do tempo por meio de avatares, que são suas encarnações. É baseada nos ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, mestre indiano que viveu no século 15. Vem da linha hinduísta. Os praticantes não comem carne, não bebem e nem fumam. Os homens raspam o cabelo e carregam um rosário de 108 contas.

XINTOÍSMO: conjunto de crenças ancestrais japonesas, que, diferentemente de outras religiões, não tem fundador nem código moral. Afirma que, no princípio, um casal divino, Izanagui e Izanami, desceu do céu e gerou as ilhas japonesas e uma série de deuses, os kamis. O mais importante deles é Amaretsu, a deusa do Sol. Acredita-se que a linhagem imperial japonesa seja descendente dela.

CONFUCIONISMO: conjunto de pensamentos, regras e rituais desenvolvidos pelo filósofo Confúcio, cujas doutrinas prevaleceram na China até 1911, ano da queda do imperador, considerado o filho do Céu na Terra. Para ele, o homem devia buscar sempre a piedade filial, o respeito e a reverência e viver em harmonia.

SANTO DAIME: O chá do Santo Daime ou União do Vegetal provoca alucinações e visões místicas. É mais conhecido como ayahuasca. Para os seguidores, o chá livra o corpo e a alma das impurezas, e abre caminho para a comunicação com os antepassados

MOVIMENTO SANNYASIN DE OSHO RAJNEESH: Filosofia do guru zen, nascido na Índia, é cheia de alegria pela vida e tem um sentimento de celebração. Desenvolveu vários tipos de meditação.

MESSIÂNICA: Doutrina oriental que tem como objetivo construir um local eliminando todo o mal da sociedade, como doenças, fome e guerras.

CIENTOLOGIA: Seguidores acreditam que são imortais. Corrente de pensamento filosófico-religioso mesclada a técnicas psicoterápicas e doutrina budista.

FONTES:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.