sexta-feira, 14 de março de 2014

FLORES DA CUNHA COMEMORA 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Os alunos do quarto ano, com a professora Elizabete estão estudando sobre o município de Flores da Cunha











     Na entrada do município de Flores da Cunha, ao lado do pórtico,  fizeram uma decoração especial para comemorar os 90 anos de emancipação política da cidade.

    A Secretaria de Obras em conjunto com a Secretaria de Agricultura estão deixando a cidade mais bonita e com um novo cartão postal. Estão sendo executada a limpeza de ruas, corte de grama, pintura de cordões, sinalizações de trânsito, jardinagem e iluminação.
    Segundo o secretário de agricultura Jones Pirolli, até o mês de maio o setor da agricultura estará disponibilizando flores para embelezar a cidade e distribuir durante a Feira do Produtor.
    O calendário da programação festiva do aniversário de Flores da Cunha está em fase final e haverá uma intensa rotina de atividades que serão desenvolvidas durante todo o mês de maio.

História

Desde o ano de 1876, o território que compõe o atual município de Flores da Cunha, passou a ser colonizado por imigrantes italianos, oriundos especialmente do Norte da Itália. A maior leva de colonizadores estabeleceu-se entre os anos de 1878 e 1890, época em que foi fundado o primitivo povoado de São Pedro e, posteriormente, o de São José, que reunidos, nos idos de 1885, formaram a vila de Nova Trento.
Em 1890, por ocasião da elevação da antiga Colônia Caxias a condição de município, Nova Trento tornou-se a sede do 2º Distrito. Todavia, documentos afirmam que desde os primeiros anos do século XX, uma comissão formada por lideranças comunitárias locais, descontentes com a pouca atenção dada pelo município mãe, lutava insistentemente pela emancipação do distrito, o que só foi possível ver concretizado em 17 de maio de 1924.
Pouco mais de nove ano depois, em 21 de dezembro de 1935, através de um Decreto Municipal assinado pelo então Prefeito Heitor Curra, com autorização do Conselho Municipal, alterou a denominação do município de Nova Trento para o de Flores da Cunha. Foi uma homenagem ao  então governador do estado General José Antônio Flores da Cunha, que, entre outras iniciativas beneficiou o município com a instalação do telégrafo, do Laboratório Bromatológico e com estudos para a construção de um ramal férreo entre Caxias do Sul e Nova Trento. 
Dentre as caracaterísticas que marcam o município de Flores da Cunha, é  de especial valor a preservação dos saberes e dos fazeres dos colonizadores e seus descendentes. A preservação do “talian”, a fartura gastronômica, as pequenas e prósperas propriedades rurais, a intensa religiosidade, os usos e costumes, próprios daqueles que fizeram a riqueza da região Nordeste do Rio Grande do Sul.
Flores da Cunha é o município maior produtor de vinhos do Brasil, 2º maior produtor de uva, 2º polo moveleiro e o 1º produtor de bebidas alcoólicas do estado.
Fonte:  Gissely Lovatto Vailatti 


Conheça a história do galo

   Na década de 30, uma companhia de teatro chegou ao município de Nova Trento. O mágico que era um tremendo gozador, convidou o povo para assistir um espetáculo diferente.  

 Prometeu cortar a cabeça de uma galo, e depois colocá-lo no mesmo lugar e ainda fazê-lo cantar.    

O juiz e o delegado conhecendo a esperteza do ilusionista apresentaram-se como os dois voluntários. Um segurou a cabeça e o outro o corpo. O mágico cortou a cabeça do galo, que espirrou sangue para todos os lados, aproveitando esse momento de confusão o mágico fugiu.

Logo após o fato ocorrido em 1935, as pessoas de Caxias do Sul, Farroupilha, Antônio Prado e arredores vinham a Flores da Cunha e debochavam das pessoas dizendo “Olha o galo”. Imitavam o canto do galo, batendo as asas... isso era motivo de brigas e muita discussão. Flores da Cunha passou a ser conhecida como a “Terra do Galo”.

Atualmente, o símbolo do galo é motivo de orgulho. Alguns produtos, lojas, indústrias do município levam a marca do galo e até é nome de whisky. O turista se encanta com a cidade que tem como símbolo um galo que canta mesmo sem cabeça.





Eventos

Fevereiro/Março - Feira da Vindima e Festival de Polenta, Formaio e Vin e Feira de Vinho.  
Maio - Magnar di Polenta - Banquete típico colonial, tendo como prato principal a polenta, desfile de carros alegóricos e show. 

Junho - Corpus Christi - as vias centrais da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos para a procissão. 

Julho - Feira de Inverno e Festival da Polenta, Formaio e Vin e Feira de Vinho.
Exposição de malhas, confecções, móveis, artigos em pele e couro, artesanato, produtos coloniais, shows e Festival Gastronômico. 

Dezembro - Sinos de Natal - ruas decoradas, procissão luminosa, concentração de corais, shows, chegada do Papai Noel, celebrações litúrgicas e show de fogos de artifícios.

Fonte: Prefeitura Municipal de Flores da Cunha 
Fone:54-292.1722  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.