segunda-feira, 24 de março de 2014

ARTE BARROCA





Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’ (usado para designar pérolas de forma irregular).

Contextualizando...

A arte barroca teve sua criação na Itália (séc. XVII) porém, não demorou a espalhar-se por outros países da Europa e chegou ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Os artistas renascentistas enfatizavam a o equilíbrio entre sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, as obras barrocas romperam com esse equilíbrio. Na arte barroca predominam: emoções e não o racionalismo da arte renascentista. 

Trata-se de uma época de intensos conflitos espirituais e religiosos. 

O estilo barroco expressa a tentativa de unir forças opostas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria, e isso pode ser observado do uso do claro-escuro em muitas obras. 

Principais características do Barroco

  • Emoção sobre a razão cujo propósito era impressionar os sentidos do observador (a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio)
  • Visualmente expressado através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas.
  • Há uma união entre a arquitetura e escultura que resulta em uma mudança visível nas construções das cidades.
  • Extremo contraste de luz e sombra, claro e escuro.
  • Na pintura barroca pode-se observar efeitos ilusionistas.

A Arquitetura no Barroco


 A expressão típica da arquitetura barroca são as Igrejas, amplamente construídas durante o movimento de Contra-Reforma. A simetria do renascimento fica para trás, vê-se o dinamismo e a imponência, meandros, elementos contorcidos e espirais, produzem diferentes efeitos visuais nas fachadas e no desenho dos interiores. Colunas, teto elevado, muitas janelas que permitem a entrada de luz do sol, uso de elementos da escultura, os palácios barrocos são construções sem limites sobre a paisagem, com várias alas e repetições de janelas e colunas.

Palácio de Versalhes: representa as ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei Sol.




A pintura no Barroco


As principais características da pintura no Barroco são: Uso de composição assimétrica, em diagonal - revelando um estilo grandioso, monumental, retorcido, em oposição ao renascimento. 

Grande contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - recurso utilizado para intensificar a sensação de profundidade.

As temáticas no Barroco abrangiam todas as camadas sociais, são cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Palavras chave para entender o Barroco: TEOCENTRISMO x ANTROPOCENTRISMO: O rebuscamento da arte barroca mostra o dilema das pessoas nos anos de 1600, por este motivo preferiam temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno, já que essas eram suas preocupações.

Alguns dos principais pintores do Barroco


Caravaggio - uso inovador da luz para dirigir o olhar do observador. Obra importante: Vocação de São Mateus.

Andrea Pozzo - grandes composições de perspectiva criando a ilusão de espaços infinitos. Obra importante: A Glória de Santo Inácio.

Velázquez - Retratava a corte espanhola e também cenas do dia-a-dia. Obra: O Conde Duque de Olivares e Meninas. 

Rubens (espanhol) cenas de muito movimento dos corpos e vestes, foi um artista que usou muitas cores vibrantes em contraste com a pele clara das figuras humanas. Obra importante: O Jardim do Amor. 

Rembrandt (holandês) - Artista muito expressivo na gradação da claridade, nos meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. Obra importante: Aula de Anatomia. 


A escultura no Barroco


As principais características da escultura no Barroco são: o predomínio das linhas curvas, representação inconfundível dos drapeados das vestes, uso do dourado; o gestual das personagens expressam emoções intensas e dramáticas bem diferentes do Renascimento. 

Artista expoente:

Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor. Obras importantes: A Praça de São Pedro e o Êxtase de Santa Teresa.


O Barroco no Brasil


O Barroco no Brasil data do início do século XVII e foi trazido pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que utilizavam o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O barroco brasileiro está melhor representado na arte sacra: estátuas, pintura e obra de talha para decoração de igrejas ou para culto privado, são muito representativos os centros históricos barrocos de Ouro Preto e Salvador, e os conjuntos artísticos como o do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Artista muito representativo e conhecido mundialmente: Aleijadinho. Obra importante: 1800-5 em Congonhas: Doze Profetas para o adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.








AGORA É COM VOCÊ...

Faça uma pesquisa sobre o Barroco e seus artistas e registre em um PowerPoint.

Sites para pesquisa:

O que deve ser pesquisado e como deve ser feito em cada slide do Powerpoint:
  • Dados de identificação;
  • Pesquisar sobre o Barroco e seus principais artistas;
  • Barroco Europeu;
  • Barroco Mineiro;
  • Descreva o artista que seu grupo escolheu (nome completo, data de nascimento, informações sobre sua vida, principais obras com suas respectivas informações) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.