quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TRABALHANDO COM CHARGES



O QUE SÃO CHARGES?

O que é necessário saber para entender uma charge?

Leia as orientações abaixo e aprenda muito sobre esse assunto!

Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

Além de serem muito utilizadas em críticas políticas no Brasil, também sao muito utilizadas para criticar ou chamar atenção. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.

Para ilustrar, abaixo temos um texto sobre o Desmatamento, e uma Charge a respeito do assunto.

Fonte: Escola São Francisco



DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA EXTINGUE 26 ESPÉCIES E AMEAÇA 644, DIZ ONU


O desmatamento da Amazônia provocou a extinção de 26 espécies de animais e plantas até 2006, segundo um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). No mesmo período, outras 644 espécies entraram na lista de animais e plantas ameaçados de extinção. Das 26 espécies extintas, dez estão na parte brasileira da Floresta Amazônica. Entre as espécies ameaçadas estão o macaco-aranha (Ateles belzebuth), o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) e a lontra.

O relatório GEO Amazônia, que está sendo divulgado em um encontro do Pnuma em Nairóbi, no Quênia, destaca que o desmatamento da Amazônia continua acontecendo em ritmo acelerado. Até 2005, foi equivalente a 94% do território total da Venezuela. O relatório do Pnuma afirma que até 2005 a Amazônia acumulou uma perda de 17% da sua vegetação total nos nove países que possuem trechos da floresta tropical. A área total desmatada foi de 857 666 quilômetros quadrados.

O relatório afirma que três fatores vão influenciar na forma como a Amazônia vai se desenvolver no futuro: as políticas públicas, o funcionamento do mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Baseado nesses três fatores, o relatório traça quatro cenários diferentes para o futuro da Amazônia no longo prazo, e nenhuma das hipóteses apresenta uma situação ideal. "Isso significa que os protagonistas amazônicos não conseguiram imaginar um futuro no qual as políticas públicas, o mercado, a ciência e a tecnologia se desenvolvam, simultaneamente, de uma maneira suficientemente positiva de forma a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia", diz o documento.

Segundo o relatório, fatores internos e externos em cada um dos países estão provocando o desmatamento. Entre os fatores internos está o crescimento da urbanização da região e a exploração de recursos naturais. O PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, destaca que em quatro dos países da região, mais de 50% da população amazônica é urbana. Externamente, o aquecimento global continua afetando o ciclo de chuvas e afetando o equilíbrio do ecossistema. O relatório cita previsões feitas em outros estudos de que 60% da Amazônia pode se tornar em savana ainda neste século, devido ao aumento da temperatura média global - uma afirmação questionada por um novo estudo publicado na Grã-Bretanha na semana passada.

Disponível em: <http://www.new.divirtase.uai.com.br/html/sessao_13/2009/02/24/ficha_ragga_noticia/id_sessao=13&id_noticia=7898/ficha_ragga_noticia.shtml>

AGORA, VEJA A CHARGE ELABORADA COM BASE NA NOTÍCIA QUE VOCÊ LEU!


AGORA, VEJA COM ATENÇÃO OUTROS EXEMPLOS DE CHARGES!

Converse com seu colega, sobre qual a ideia que cada charge quer passar ao leitor, identificando a crítica (ou sátira) feita em cada caso!

Depois você terá atividades para fazer sobre elas!

DESMATAMENTO 1 

DESMATAMENTO 2 

DESMATAMENTO 3 

INDICADOR DE DESEMPREGO 

INCLUSÃO DIGITAL 

MEIO AMBIENTE 1 

MEIO AMBIENTE 2 

TRÂNSITO 

ANO DE ELEIÇÃO 

AGORA, CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS ATIVIDADES QUE VOCÊ DEVERÁ REFLETIR E RESPONDER! LEMBRE-SE DE SALVAR SEU TRABALHO NA PASTA DE SUA TURMA!

BOM TRABALHO!

8 comentários:

  1. Maravilhoso! Parabéns por socializar conosco este excelente trabalho. abraços. Manaus- Am

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo o site. Parabéns!! vou utilizá-lo para me auxiliar em um trabalho da faculdade. Aline, Campo Mourão - PR

    ResponderExcluir
  3. Muito criativo o site. Parabéns!! vou utilizá-lo para me auxiliar em um trabalho da faculdade. Aline, Campo Mourão - PR

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!! Amei ... um roteiro perfeito. Vou utilizá-lo. MUITO OBRIGADA por compartilhar. PARABÉNS!! Londrina - PR



    ResponderExcluir
  5. qual e as respostas da charge do mouse eu nao sei!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, gostei muito mas não consegui acessar as atividades.

    ResponderExcluir

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.