segunda-feira, 6 de agosto de 2012

JOGOS OLÍMPICOS - EDUCAÇÃO FÍSICA


Jogos Olímpicos (Olimpíadas)

Imagem1
O símbolo das olimpíadas é composto por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho), cada um representado por uma cor.

Os jogos olímpicos tiveram origem na cidade de Olympia, na Grécia Antiga, local onde se realizavam competições de diversas modalidades esportivas entre as cidades da Grécia. Esses jogos eram realizados em homenagem aos deuses e os ganhadores voltavam para as suas cidades exaltados como heróis. Além do motivo religioso os jogos eram realizados como uma espécie de confraternização entre as cidades gregas para manter a paz e a harmonia.

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896, participaram destes jogos 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Freqüentemente se utiliza o termo Olimpíada para designar o evento dos jogos olímpicos. Olimpíadas, tecnicamente, é o período de quatro anos compreendido entre uma edição e outra dos jogos olímpicos.

Os jogos olímpicos acontecem de quatro em quatro anos e reúne atletas de quase todos os países do mundo. A premiação é dada para os três primeiros colocados de cada modalidade esportiva. Para o primeiro colocado, a medalha de ouro, para o segundo a de prata e para o terceiro a de bronze. A classificação dos países vai acontecendo de acordo com a quantidade de medalhas de ouro obtidas, em caso de empate são contadas as de prata, persistindo o empate são contadas as de bronze.

Inicialmente os jogos eram disputados por atletas amadores. Só no século XX a competição foi aberta para atletas profissionais.

Fonte: InfoEscola





Olimpíadas na Grécia Antiga

Recebe o nome de Olimpíadas a série de eventos desportivos que reuniam as cidades-estado da Grécia antiga. Derivada de festivais realizados em homenagem ao deus grego Zeus, ocorriam desde 776 a.C. e eram inspirados na lenda de que Hércules, figura mitológica, plantou uma oliveira como forma de comemorar o sucesso de um de seus doze trabalhos, a mesma de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores. Como a oliveira estaria localizada próxima à polis grega de Olímpia, esta foi designada como a sede dos jogos.

Os Jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helênica. Deles só podiam participar homens livres, falantes da língua grega, e em pleno gozo de seus direitos de cidadão. Participavam atletas originários das várias cidades gregas, mesmo as mais distantes colônias. A participação feminina era proibida, pois elas tinham uma competição própria, a “Heraea”, nome dado em homenagem a Hera, mulher de Zeus.

Após a primeira Olimpíada, ficou acertado que os Jogos seriam realizados a cada quatro anos, durante os meses de julho ou agosto. Na primeira edição dos jogos havia apenas uma prova, a corrida simples ou “stadion”, onde o atleta percorria uma única vez a pista do estádio, que media 192 m. Em 724 a C. nova modalidade foi adicionada, semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto à distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe). Em 680 a C. foi incluída a corrida de carros. Outras competições com animais foram incluídas, como uma corrida de cavalos montados e outra de charretes puxadas a mulas. Em 600 a C., foi erguido o templo de Hera, onde passaram a ser depositadas coroas de louros para os campeões.

Até 472 a C. as provas eram realizadas num único dia, passando para cinco em seu auge. Sua programação típica pode ser assim descrita:Primeiro dia – Sacrifícios e cerimônia de abertura.
  • Segundo dia – Provas especiais para efebos: “dromos” (uma corrida em volta do estádio), lutas e pentatlo (uma corrida, lançamento de disco e dardo, salto em distância e luta).
  • Terceiro dia – Provas para adultos: “dromos”, “diaulo” (semelhante ao “dromos”, mas consistindo em duas voltas em torno do estádio) e lutas.
  • Quarto dia – Provas equestres, pentatlo e corridas com armas.
  • Quinto dia – Cerimônias de encerramento, proclamação dos heróis e novos sacrifícios.
Os Jogos Olímpicos originais foram suprimidos pelo imperador romano Teodósio I em 393, como parte da campanha para impor o cristianismo como religião estatal. No final do século XIX, os jogos seriam revividos, mas com algumas modalidades esportivas contemporâneas e reuniriam competidores de todos os países do mundo.

Bibliografia:




VAMOS JOGAR?




Flash Jogos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.