quarta-feira, 15 de abril de 2015

ARTES - CARICATURAS


Vamos fazer um trabalho diferente?
Você conhece o que é uma caricatura?

Segundo o Dicionário:
  • caricatura. s. f. 1. Representação grotesca de pessoas ou acontecimentos. 2. [Figurado] Pessoa caricata.
  • caricaturar. v. tr. Representar em caricatura.
A caricatura é um retrato cômico de uma pessoa, de maneira exagerada, enfatizando e distorcendo pontos caracteristicos. A distorção pode ser humoristica, ou grotesca, mas serve para salientar os traços peculiares e enfatizar os vícios, gestos e hábitos, criando um desenho muito mais parecido com o real ( ou com a figura que foi usada como referência ) e provocando em quem os aprecia, riso, zombaria e até mesmo desprezo.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade da pessoa através do jogo com linhas, traços, formas e cores. É comum sua utilização nas sátiras políticas; (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais).

Fonte



Sua história tem início nas antigas civilizações: os assírios, gregos e romanos fizeram uso da caricatura. Esta arte, porém, só floresceu por volta do século XVII.

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

O primeiro caricaturista foi o pintor Annibale Carraci, em 1600, mas foi William Hogarth que a popularizou em 1730 e depois Honoré Daumier, francês, que usou a caricatura como protesto político. Da caricatura se originou o expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

No Brasil, a caricatura apareceu no Segundo Reinado, em 1837, mas encontrou grande expressão com a obra de J. Carlos, que soube observar com ironia a sociedade carioca da primeira metade do século XX e seus tipos característicos.

Entre outros caricaturistas brasileiros estão: Antônio Gabriel Nassara, o caricaturista do samba, Calixto, Lan, caricaturista de personalidades da vida social e política e também Ziraldo, Chico Caruso e Borjalo. Nair de Tefé foi a primeira cartunista brasileira.

"A diferença entre caricatura, charge e cartum."

Quando falamos em caricatura, inúmeros são os fatores sociais, culturais e históricos que contribuíram para o surgimento dessa forma de expressão. Uma simples definição não é o suficiente para passar a limpo a riqueza de informações que a caricatura, como linguagem gráfica, traz consigo.

De qualquer maneira, vamos ver, de modo mais simples possível, as características que diferem as principais formas de manifestação da caricatura como desenho de humor (caricatura pessoal, charge e cartum).

À saber, além do desenho, a caricatura é também expressa através da pintura, da escultura, do cinema, teatro, etc.

Voltando ao desenho de humor, muitas pessoas fazem confusão ao citar uma caricatura pessoal, uma charge ou um cartum. Qual a diferença entre esses termos?

A caricatura pessoal é uma das formas de expressão caricatural e se utiliza do exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia da pessoa caricaturada mas pode-se eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.

A charge e o cartum são outras duas formas de manifestação caricatural mas o foco principal nesses casos, é uma situação ou um determinado fato ocorrido.

A diferença entre a charge e o cartum é que a primeira relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto ela provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico.

Já o cartum, ao contrário da charge, relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. São os chamados cartuns pantomímicos ou cartuns mudos onde a ideia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.

Como foi dito no início, uma simples definição não é o suficiente para citar todas as características dessa forma de expressão mas, como base, é importante fazer essa diferenciação entre as formas de manifestação da linguagem caricatural.

Agora, vamos brincar?

Existe um programa gratuito chamado CARTOONIST 1.3, no qual você pode brincar com suas imagens como se você fosse um verdadeiro caricaturista.

No LIE da nossa escola ele já está instalado, mas se você quiser instalar em casa, o site que tem este programa é o BAIXAKI.

Como funciona o programa

A barra de ajustes – que fica na parte de baixo da tela – é a principal ferramenta para transformar as imagens. O nivelador mais à esquerda é o mais importante para as transformações. Ele define o raio da distorção, que é o centro de toda a brincadeira. Ao clicar na imagem, perceba que tudo vai parecer desfocado. Você deve prestar atenção ao fundo para não parecer muito exagerado.

O Cartoonist abre e salva imagens nos formatos JPEG, BMP, PNG, GIF e TIFF – todos bastante populares e extensamente utilizados. Ao salvar uma imagem JPEG, as opções são mais detalhadas. É possível especificar a qualidade para limitar o tamanho do arquivo e também preservar dados do tipo EXIF (informações como data e hora em que a imagem foi tirada, tempo de exposição, etc). As definições técnicas da câmera são mantidas nesse formato também.

Você não sabe desenhar, mas está louco para fazer uma hilária caricatura de um amigo, alguém famoso ou até mesmo seu bichinho de estimação? Então não passe mais vontade e experimente o Cartoonist, um programa que transforma qualquer imagem em caricatura de maneira simplificada, em minutos.

O funcionamento do Cartoonist é um grande “estica e puxa” para ressaltar traços específicos do elemento de uma imagem. Entenda elemento como nariz, boca, orelhas, mãos, enfim. Isso possibilita não somente a criação de caricaturas, mas também o trabalho mais artístico com determinados objetos. O raio da área de distorção pode ser definido em uma escala grande, deixando as distorções mais realistas mesmo que exageradas.

Cada operação feita na imagem pode ser visualizada em tempo real, e é possível desfazer qualquer operação a qualquer momento ou voltar para o arquivo original para começar tudo de novo.

Ajustes

Outro botão, Background color, indica a cor que altera o fundo que preenche parte da imagem quando você distorce uma imagem das bordas para o centro. Essa cor é definida com o botão Choose, que exibe uma paleta com várias cores. O botão Default values deixa o raio de distorção e a cor de fundo nos valores padrão. O raio padrão é 25 e a cor é preta.

Skins

O Cartoonist tem visuais diferentes para a interface. Use o último botão da barra de ferramentas, Change skin, e escolha o tema de sua preferência.

Leia mais em: Baixaki

Qual o trabalho que você irá fazer?

Você deve abrir sua foto e fazer sua caricatura. Não esqueça de salvar seu trabalho na pasta de Artes da sua turma.

Bom Trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.